Zona de Conforto é aquele local onde você “não” se sente ameaçada (o), e com isso permanece sempre no mesmo tipo de comportamento que lhe promove um desempenho constante, porem, limitados e com sensação de segurança, sendo essa falsa, pois caso ocorra qualquer situação que exija uma grande mudança, para quem esta se sentindo muito confortável em sua zona de conforto, automaticamente entra em choque, muitas vezes paralisam, pois estão menos preparadas (os) para sobreviver ou encontrar soluções do que aqueles possuem autoconhecimento e vivem em constante movimento de auto aprendizado.

Todos nós em geral, precisamos saber operar fora da zona de conforto para realizarmos avanços, melhorar nosso desempenho, seja na vida pessoal, profissional e/ou familiar.

Veja abaixo 5 (cinco) sinais de que você esta na Zona de Conforto:

  1. Sua carreira esta empacada?

Se você reclama constantemente que  não consegue promoção, que seu salario só aumenta quando sai o dissidio, que as melhores oportunidades no seu trabalho sempre são direcionadas para outros colegas, ou, esta em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, participa de várias entrevistas de emprego, porem, nunca é chamada(o), então, muito provavelmente você esta na zona de conforto.

Nela você não vê ou sente a necessidade de se atualizar, fazer cursos, desempenhar suas tarefas com maior qualidade, e quando chega ao final do dia, você se pergunta: Porque trabalho tanto e não sou valorizado?

Confesso que em alguns casos o não conseguir se recolocar no mercado de trabalho pode ser porque a área que você esteja buscando pode estar em recessão ou superlotação de candidatos, mas não se engane, na grande maioria das vezes o problema esta no seu desinteresse causado pela sua acomodação na sua zona de conforto.

  1. Você se sente triste ao acordar?

Levantar-se para ir para seu trabalho ou qualquer outra atividade/compromisso que tenha todos os dias se tornou um peso, um fardo para você, sinal vermelho piscando, você esta vivendo na zona de conforto.

Seus pensamentos giram em torno do “mais um dia igual a todos, não gosto do meu gestor e /ou meus colegas de trabalho, meu trabalho é sempre a mesma coisa, a mesma rotina todos os dias, dia após dia e nada muda”, ou seja, você reclama porem, em nenhum momento parou para pensar em procurar um novo emprego, sair da empresa, mudar de escola/faculdade, ou até mesmo uma nova área de atuação, ao contrário, se ilude sempre com os mesmos pensamentos, “não gosto de lá, mas pagam bem, lá eu tenho um ótimo plano de saúde e odontológico, tenho vale transporte e refeição e ainda a cesta básica, ou, não sou mais tão jovem, vai ser difícil eu conseguir uma nova recolocação”, ou, “comecei esta faculdade e vou até o fim, não importa que eu não goste do que estou fazendo, pelo menos terei um diploma no final deste curso”, ou ainda em um relacionamento desgastado ou nada saudável, “como vou sobreviver, ruim com ele pior sem ele”.

A mesma coisa acontece com empreendedores que não aguentam mais seus clientes ou sua área de atuação e não conseguem se arriscar em novas possibilidades, por, e que estão atraídos pela renda, salários e/ou benefícios acolhedores.

Com isso ressalto que não é porque a “Zona de Conforto” se chama assim, apesar dela não te causar medo, não impede de te deixar triste e desmotivada (o).

  1. Você não vê propósito no que faz?

Se você não consegue identificar o que te da prazer no seu dia a dia, seja no âmbito pessoal ou profissional, então é quase certo que você tenha caído na zona de conforto.

Vamos refletir sobre? Se estivermos sempre fazendo as mesmas coisas, onde não vemos o menor sentido, porque não parar de fazê-las?

Porem, se continuamos nos sentindo confortável fazendo mesmo assim, que sejam por inúmeros motivos, pela remuneração, beneficio afetivo, social ou ainda status. Vamos continuar fazendo?

Ai vem o pensamento “Viver é uma droga!”

  1. Seu dinheiro termina antes do mês?

Quem tem metas de curto, médio e longo prazo para sua vida.

Quem tem sonhos e objetivos mensuráveis e planejados, independente de qual for, trocar o carro, comprar uma casa, fazer uma viagem dos sonhos, viajar nas férias, trocar os móveis de casa, enfim, isso representa que você sabe administrar suas finanças de forma responsável e se sente feliz quando faz isso, pois você esta sempre olhando para frente.

O contrário de quando não temos nenhum sonho ou meta a perseguir, ao contrário do mencionado acima, se gasta tudo o que ganha, estoura o limite do cartão de crédito, entra no rotativo, entra no cheque especial, gasta tudo que ganha com coisas nas quais nem irá se lembrar-se daqui uma semana, com roupas ou calçados que nem irá usar ou com comidas que irão te deixar acima do peso.

A questão aqui é, você pode até pensar que seu salário terminará antes do final do mês, ou, quando recebe-lo, ele já estará todo comprometido e ainda irá faltar.

Aqui a resposta correta para todo este caos em sua vida financeira é “Zona de Conforto”.

  1. Você produz com eficácia?

Eficácia = a qualidade daquilo que você cumpre com metas planejadas, alcançando sempre os resultados esperados. Qualidade positiva no comportamento humano, pois toda atividade desempenhada com eficácia gera sucesso, objetivos pretendidos e cumpridos, superando sempre as expectativas.

Pense um pouco, ultimamente você vem escutando de seu gestor, amigos ou familiares que você já teve em melhores momentos?

Se você esta se sentindo desmotivado a ponto de não produzir o que quer que seja com a mesma excelência de antes, então, isso pode significar que você esta confortável na sua própria zona de conforto.

Com isso, digo a você “Não seja essa pessoa, persiga o que te faz se sentir mais valorizada (o), mais importante, mais necessário, mais feliz e agarre todas as novas oportunidades com unhas e dentes”.

Marisa Santos – Master Coach

Whatsapp
Enviar