No artigo anterior “2021 – Ressignificar Seu Negócio”, começamos falando sobre manter o Fluxo de Caixa sob controle e quanto isso é importante para a boa gestão do seu negócio.
E que como é importante seguir os passos: Controlar, Verificar, Agir e Planejar.
Continuando hoje vamos falar sobre:
Agir = Ação
A partir do momento que se tem o controle e já passa a conhecer a real situação do dinheiro em seu negócio, podemos partir para a ação, que se consiste em tomar As devidas providencias para alcançar os resultados diferentes para atingir os objetivos que almeja para seu negócio, pois a partir do momento que se possuí as informações necessárias sobre suas entradas e saídas fica mais fácil tomar atitudes para melhor otimização de sua empresa.
Custos, despesas e perdas, diferenças…
Custos
Este é o dinheiro que seu negócio gasta para produzir o que será produzido ou oferecido para seus clientes. Exemplo: Uma empresa que presta serviços pode considerar os salários ou pró-labore dos proprietários, as horas utilizadas para a prestação do serviço, assim podendo identificar quanto poderá cobrar pela oferta de seus serviços.
Despesas
A despesa é o dinheiro que sua empresa gasta para vender o seu serviço ou produto para geração da receita. Exemplo: Impostos, aluguel, internet, energia elétrica, investimento em propagandas, alimentação e assim por diante (todas as despesas fixas relacionadas ao seu negócio).
Perdas – Estes são todos os gastos imprevistos e que não trazem retorno nenhum para seu negócio. Exemplo: Quebra de algum equipamento ou material utilizado no negócio, um possível alagamento ou incêndio, por tudo isso se torna necessário sempre prestar muita atenção para evitar qualquer tipo de perda, inclusive de tempo que quando não bem utilizado pode gerar prejuízos que poderão influenciar nos seus ganhos.
No caso do tempo mal utilizado, tenha em mente que isso influencia bastante na entrada de sua receita, pois o mesmo quando administrado de forma errada gera-se a perda de oportunidades de aumentar a sua produtividade, desenvolver e anunciar seus serviços, rever conteúdos, ter novas ideias.
Além de influenciar no foco verdadeiro, que como consequência será afasta-lo cada vez mais de seus objetivos tão almejados e para que sua empresa obtenha lucro no fim do mês, devemos investir com sabedoria no tempo, que nos trará dinheiro e assim poderá ser investido cada vez mais.
Dica: Utilize muito bem o seu tempo no desempenho de suas tarefas como gestor, mantendo o foco e disciplina em todas as suas atividades para que novos clientes venham, novas entradas aconteçam e assim dar passos mais largos de encontro as suas metas.
No nosso próximo artigo falaremos sobre a importância da Planejar.
Lembre-se – “Uma gestão eficiente começa com transparência nos gastos”.
Marisa Santos – Master Coach