Pensamentos Tóxicos que nos impedem de alcançarmos nossos objetivos
Nossos Pensamentos nos movem a todo instante, fato, no artigo “Lixo Tóxico” explico que somos capazes de ter cerca de 70 mil pensamentos por dia, imagine todos eles sendo negativos e sabotadores!
Difícil de acreditar, mas nossa vida segue o rumo daquilo que alimentamos nossa mente, que automaticamente se conecta com o universo, criando uma egrégora a nossa volta.
“Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein), (velar, vigiar), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais e emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas pensando e vibrando na mesma energia.”
Agora imagine você tendo e repetindo para si todos os dias os mesmos pensamentos negativos, sem parar, a todo instante.
Percebe o quanto de Lixo e Emoções Tóxicas você esta jogando para dentro de você?
E, pior, na maioria das vezes, você nem tem consciência disso, pois para você isso é muito normal.
Vejam alguns exemplos de pensamentos tóxicos que fazem parte do cotidiano de muitos.
1 – “Eu não estou pronta (o)”.
As pessoas normalmente tem medo do novo, pois isso significa ter que sair da sua zona de conforto, justamente por ter que enfrentar o desconhecido. Automaticamente começa a repetir para si mesmo
“que não esta pronta (o)”. Sendo assim, você é a única pessoa que esta no seu caminho.
Arrisque-se, só assim você saber onde vai dar, e lembre-se que você pode se surpreender.
2 – “Eu não boa (m) o suficiente”.
Não existe ninguém bom o suficiente em nada, pois nossa vida anda em constante movimento, com isso estamos permanentemente tendo que nos atualizar em tudo.
Se alimentarmos o pensamento que não somos bons o suficiente, pode ter certeza que nossa saúde física e mental começarão a ficar abaladas. O sucesso e a felicidade que tanto almejamos ficará cada vez mais distante. Sendo assim, a melhor coisa a fazer é detectar em quais áreas precisamos melhorar, definir metas claras e mensuráveis e trabalhar sem procrastinar em direção dela.
3 – “A vida é muito Difícil”.
Quase todos os seres humanos costumam ter esse tipo de pensamento. Basta alguma coisa não dar certo e no automático os pensamentos e sentimentos que começam ser alimentados são estes.
Ao passo que ao invés de partirmos para este tipo de reflexão, aprendermos a olhar a vida como uma escola. Analisarmos onde estamos errando, se estamos procrastinando, procurar enxergar o todo de diversos ângulos. Feito isso, respirar fundo, priorizar, concentrar-se nas decisões e/ou tarefas e partir para a ação sem medo de ser feliz. Mas atenção: Faça uma coisa de cada vez, termine tudo que começar antes de partir para a próxima.
Feito isso, a vida deixara de um fardo para um parque de diversões.
4 – “Eu nunca serei Feliz”.
Vamos começar pelo significado de “Nunca” (Nunca = em nenhum tempo – jamais), mais um hábito nocivo que costumamos imputar em nossas vidas, pois é mais fácil olhar ao nosso redor, para a vida do outro e contabilizar as conquistas do vizinho.
A questão aqui é: Em qual patamar você coloca seus sonhos? Acredite se desejamos de fato sermos felizes a primeira coisa a fazer é encontrar uma maneira de “SER”.
Estipule metas mensuráveis, liste todos os seus sonhos não se importando o quanto bizarro ele possa parecer e embarque na melhor e grande viagem da sua vida, só que desta vez como condutor (a) e não como passageiro (a). Siga nesta viagem acreditando de verdade que durante todo o trajeto as melhores e mais lindas paisagens serão momentos felizes, muitas conquistas, muitas alegrias, muitas surpresas boas e que o único destino certo será a conquista da “FELICIDADE”.
5 – “É tarde demais”.
Este tipo de pensamento só atrairá negatividade para nossas vidas. Quando desejamos mudanças, precisamos ter em mente que somos nós que devemos fazer acontecer. Não existe “Tarde Demais” para quem se coloca como protagonista de sua própria vida.
Usar como desculpa a idade, o tempo que passou ou agora não da mais. Acredite, nunca é tarde para se ressignificar, conquistar e correr atrás daquilo que se deseja de fato. Não importa o que aconteceu ou não aconteceu, simplesmente, imagine o que deseja e parta para a luta com fé e coragem.
6 – “É tarde demais”.
Esta é a frase mais usada como desculpa quando não se consegue administrar bem o seu tempo, é a famosa desculpa dos procrastinadores.
Aqui segue uma dica simples e descomplicada: Planeje sua semana, anote todos seus compromissos e afazeres, em seguida, separe-os por prioridades, mas atenção, não assuma mais coisas do que poderá dar conta. Comece sempre pelo mais difícil e demorado e só parta para a próxima depois que tiver terminado o que começou. Não se permita distrair, mantenha o foco no que estiver fazendo. Garanto que agindo desta forma, o aproveitamento do seu tempo será mais produtivo, com melhor qualidade e ainda de brinde terá mais “Tempo” do que imagina para fazer tudo oque deseja e muito mais.
7 – “Eu não sou bom em nada”.
Outro pensamento tóxico que ataca a autoestima de dentro para fora. Faça uma lista de todas as coisas que gosta e gostaria de fazer, verifique em quais necessita melhorar e empenhe-se o máximo que puder.
Detalhe: Nunca se esqueça que não existe um ser humano perfeito neste planeta, todos somos falhos em algum ponto, sendo assim, elimine este tipo de pensamento da sua vida, e você verá que sim, todos somos bons em muitas coisas, só não perfeitos.
8 – “Eu não me encaixo”.
Querer pertencer é natural, faz parte de umas das nossas necessidades como seres humanos. Sentir-se como estranho (a) pode ser bem solitário (a) e doloroso. O mais importante, antes mais nada é lembrar-se sempre que em primeiro lugar precisamos nos aceitar, lembrando “não existe ser perfeito”, todos possuímos defeitos e qualidades e não estamos aqui a passeio.
Por isso, a atitude mais correta que podemos ter a principio é a auto aceitação, não busca-la no outro, mas em si mesmo. Em seguida analisar seus pontos falhos sendo sincero consigo mesmo e iniciar sua reforma intima. Acredite, quando menos esperar as pessoas certas começarão a entrar em sua vida e irão te amar e respeitar exatamente por que você é, com todas as suas peculiaridades e qualidades únicas.
“Ame o impossível, porque é o único que não pode te decepcionar. O único homem/mulher que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma, sendo assim não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro, lembre-se errar é humano, persistir no erro é burrice. A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de todos os insensatos.”
9 – “Eu sou um fracasso”.
Falharmos em algo, não nos faz fracassados, muitas vezes pode ser difícil de aceitar, mais não é impossível. Comece treinando seu cérebro a ver o “fracasso” como prova de que tentou. Quando nos dispomos a sair da nossa zona de conforto, a aprender a lidar com certas perdas, mas como tentativas não bem sucedidas, nossa perspectiva passa a ser outra, nos levando ao sucesso e tudo porque nosso cérebro passará a entender essas questões de outra forma.
10 – “Meus objetivos parecem impossíveis”.
Quando não acreditamos que vamos conseguir atingir nossos objetivos, provavelmente, não iremos conseguir mesmo. Metade do caminho a ser percorrido é acreditar que poderemos fazer e acontecer o que determinarmos como objetivo. Unindo a vontade real de trabalhar duro para alcançarmos o que almejamos, não se permitindo cair na armadilha da procrastinação, da distração e do desanimo. Nos concentrando em alimentar pensamentos positivos sobre o futuro e definindo pequenas metas para nós mesmos.
Iniciando nossa jornada rumo aos nossos objetivos, afastando-nos de quaisquer situações e/ou pessoas que possam nos desviar ou impedir de chegarmos onde realmente almejamos. Sendo perseverante e persistente, nos livrando de hábitos antigos e destrutivos que possam nos desviar da nossa estrada do sucesso e conquistas e por fim, quando menos esperarmos, parabéns, finalmente chegamos lá.
Ehhhh…
Nossa saúde mental é a nossa vida.
Marisa Santos – Master Coach