Você tem investido na sua gestão de pessoas? Confira no artigo a importância de se atentar a sua liderança e os impactos em seus resultados.

 

Dentro de uma organização existem diversos setores a serem geridos, e que requerem grande atenção. E com tantas responsabilidades, é importante se manter ciente sobre os impactos de cada uma destas obrigações.

E para esclarecer sobre a importância de investir em sua liderança, basta compreender alguns aspectos.

LEMBRE-SE: cuidar de cada membro da sua equipe é tão importante quanto cuidar de quem os cuida.

Os líderes desempenham um papel crucial para o desenvolvimento de sua equipe, e, por consequência, o aumento nos resultados e pontos positivos de sua empresa. 

Sendo fonte de direcionamento, correção, acompanhamento e principalmente INSPIRAÇÃO, os líderes devem ser bem preparados, instruídos e munidos das melhores estratégias, técnicas e habilidades para o relacionamento e gestão da equipe. 

Também vale lembrar que lidar com pessoas e trabalhar suas competências é sempre um desafio, e por isso o profissional que organiza, se relaciona e lida com seus colaboradores no dia-a-dia deve ter grande preparo profissional, psicológico e emocional.

 

Liderança ruim é cara

E o que isso quer dizer? Formar bons líderes é investir dinheiro e tempo.

Uma liderança mal preparada esgota os ativos da sua empresa. Alguns de seus efeitos negativos são: 

  • Alta rotatividade de funcionários; 
  • Competências não desenvolvidas ou subdesenvolvidas;
  • Baixa confiança e produtividade; 
  • Equívoco na tomada de decisões;
  • Mau atendimento ao cliente.

 

Atrai e retém talentos

Um estudo da empresa de consultoria Gartner no ano passado, mostrou que 30% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe. Os fatores da pandemia potencializam os quadros de demissões, e dentre as razões mais presentes estão a  falta de apoio da liderança e de reconhecimento.

Ou seja, a gestão é primordial para o bem-estar dos demais profissionais. É preciso ter um líder que saiba motivar, para assim reduzir índices de turnover e os custos com novas contratações.

 

Ajuda a melhorar a imagem da empresa

Por consequência dos fatores citados acima, você já deve imaginar que o quadro de demissões, insatisfações, feedbacks negativos e outros problemas danificam a imagem do seu negócio.

A comunicação clara e verdadeira define o tom e a cultura interna. Os colaboradores são atingidos por mensagens de fácil entendimento, sem dar brecha para falhas ou outras perspectivas. O importante é ser um bom comunicador e ter êxito em transmitir a sua mensagem.

 

Investir em liderança aumenta o engajamento

Com estes bons preparos e técnicas para um bom relacionamento e tratativa de um líder, seus colaboradores têm uma perspectiva positiva sobre a empresa, o dia-a-dia e seu trabalho, e por consequência o nível de motivação sobe.

Investir na satisfação e na felicidade dos colaboradores traz grandes resultados à organização. Consequentemente, há a diminuição de rotatividade e perda de talentos.

 

Inspiração outros líderes

Também vale destacar que com uma equipe apresentando sempre bons resultados, os outros setores também se motivam a melhorar. 

Esse cenário promove um ambiente competitivo saudável, em que um colaborador motiva o outro a ser melhor, consequentemente, estreita os laços.

 

Como podemos te ajudar?

Por isso, invista no treinamento e cuidado com a sua liderança. 

Conte com a com a Tera3 Consult e nossos serviços de coaching, preparo e desenvolvimento deste profissional.

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