Você tem investido na sua gestão de pessoas? Confira no artigo a importância de se atentar a sua liderança e os impactos em seus resultados.
Dentro de uma organização existem diversos setores a serem geridos, e que requerem grande atenção. E com tantas responsabilidades, é importante se manter ciente sobre os impactos de cada uma destas obrigações.
E para esclarecer sobre a importância de investir em sua liderança, basta compreender alguns aspectos.
LEMBRE-SE: cuidar de cada membro da sua equipe é tão importante quanto cuidar de quem os cuida.
Os líderes desempenham um papel crucial para o desenvolvimento de sua equipe, e, por consequência, o aumento nos resultados e pontos positivos de sua empresa.
Sendo fonte de direcionamento, correção, acompanhamento e principalmente INSPIRAÇÃO, os líderes devem ser bem preparados, instruídos e munidos das melhores estratégias, técnicas e habilidades para o relacionamento e gestão da equipe.
Também vale lembrar que lidar com pessoas e trabalhar suas competências é sempre um desafio, e por isso o profissional que organiza, se relaciona e lida com seus colaboradores no dia-a-dia deve ter grande preparo profissional, psicológico e emocional.
Liderança ruim é cara
E o que isso quer dizer? Formar bons líderes é investir dinheiro e tempo.
Uma liderança mal preparada esgota os ativos da sua empresa. Alguns de seus efeitos negativos são:
- Alta rotatividade de funcionários;
- Competências não desenvolvidas ou subdesenvolvidas;
- Baixa confiança e produtividade;
- Equívoco na tomada de decisões;
- Mau atendimento ao cliente.
Atrai e retém talentos
Um estudo da empresa de consultoria Gartner no ano passado, mostrou que 30% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe. Os fatores da pandemia potencializam os quadros de demissões, e dentre as razões mais presentes estão a falta de apoio da liderança e de reconhecimento.
Ou seja, a gestão é primordial para o bem-estar dos demais profissionais. É preciso ter um líder que saiba motivar, para assim reduzir índices de turnover e os custos com novas contratações.
Ajuda a melhorar a imagem da empresa
Por consequência dos fatores citados acima, você já deve imaginar que o quadro de demissões, insatisfações, feedbacks negativos e outros problemas danificam a imagem do seu negócio.
A comunicação clara e verdadeira define o tom e a cultura interna. Os colaboradores são atingidos por mensagens de fácil entendimento, sem dar brecha para falhas ou outras perspectivas. O importante é ser um bom comunicador e ter êxito em transmitir a sua mensagem.
Investir em liderança aumenta o engajamento
Com estes bons preparos e técnicas para um bom relacionamento e tratativa de um líder, seus colaboradores têm uma perspectiva positiva sobre a empresa, o dia-a-dia e seu trabalho, e por consequência o nível de motivação sobe.
Investir na satisfação e na felicidade dos colaboradores traz grandes resultados à organização. Consequentemente, há a diminuição de rotatividade e perda de talentos.
Inspiração outros líderes
Também vale destacar que com uma equipe apresentando sempre bons resultados, os outros setores também se motivam a melhorar.
Esse cenário promove um ambiente competitivo saudável, em que um colaborador motiva o outro a ser melhor, consequentemente, estreita os laços.
Como podemos te ajudar?
Por isso, invista no treinamento e cuidado com a sua liderança.
Conte com a com a Tera3 Consult e nossos serviços de coaching, preparo e desenvolvimento deste profissional.