EMOÇÕES TÓXICAS


 

 

 

 

UM LENTO VENENO PARA O ORGANISMO

Por quantas vezes já estragamos um momento pessoal importante por conta de algo ruim que nos aconteceu durante o dia?
Muitas vezes pode nem ter sido conosco, mas só o fato de possivelmente termos
sido manipulados por esta toxina fez com que a emoção ficasse dentro de nós latente. Ai vem à dificuldade para comer, insônia, brigas com pessoas que amamos, uma serie de expectativas frustradas, e, tudo isso por que simplesmente não soubemos gerenciar tudo isso, nossas emoções.

O maior preço e mais comum na manipulação de toxinas é o nosso esgotamento psicológico, físico e emocional.

Segundo Daniel Golemann, as emoções são contagiosas, ou seja, as toxinas dos outros, podem penetrar por nossas defesas, onde sem percebermos acabamos puxando para nós uma dor de cabeça que não nos pertence e por vezes até levamos para nossa casa junto conosco. Sendo assim, um dos maiores perigos da contaminação destas toxinas é se tornar tóxico de si mesmo.

Possuímos o poder de estimular ou maltratar nosso cérebro, essa máquina  tão fascinante e ao mesmo tempo tão complexa.

Existe uma linha muito tênue que o estimula ou o maltrata, podendo-se tornar uma ameaça se não levarmos em conta as nossas reações emocionais diante de determinadas situações.

Por exemplo, quando nos sentimos ameaçados, podemos ser remetidos a lembranças ou situações relacionadas a alguma dor do passado experimentada pelo nosso cérebro diante da sensação de exclusão que poderá acabar por afetar a nossa capacidade cognitiva.

Trocando em miúdos, quando alguém adota uma postura diferente, uma pequena parte do nosso cérebro associado ao medo da rejeição é ativada, iniciando-se ai uma reação emocional que acaba por reduzir os recursos disponíveis para o cérebro pensante, que por sua vez diminui o nosso desempenho, como também a nossa capacidade de criar e tomar decisões.
Qualquer rejeição é tão difícil de aceitar quanto à dor física, já que os caminhos do cérebro das dores física e social são semelhantes.

Relacionamentos tóxicos ou negativos nos fazem mal, e ao longo do tempo podem funcionar como um lento veneno para o nosso organismo e para nossas vidas. Por isso a necessidade de avaliarmos constantemente quem desejamos manter próximos de nós.

Marisa Santos – Master Coach

Whatsapp
Enviar